Durante entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Brasil.
No Rio Grande do Sul existem 104 casos suspeitos e 25 descartados. Na Região Central existem três pacientes em isolamento domiciliar, que apresentaram sintomas de infecção respiratória após viagem para países de transmissão do vírus - um em São Gabriel e dois em Cruz Alta.
O RS é o segundo estado com mais casos suspeitos de coronavírus - atrás apenas de São Paulo que tem 182 casos sendo monitorados.
Diagnóstico do novo coronavírus será realizado no RS
No Brasil há 636 casos suspeitos, 378 descartados e oito confirmados. Dos casos confirmados, seis são em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Existe outro caso no Distrito Federal que só entrará para a contagem do Ministério da Saúde após o exame de contraprova.
Ao contrário dos casos confirmados até a última quarta-feira - de vírus importado - dois pacientes com resultado positivo para Covid-19 contraíram o vírus dentro do país, após terem contato com o caso índice, ou seja, o primeiro caso a ser confirmado no Brasil.
De acordo com o secretário em Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, é necessário a participação de todos neste momento e um trabalho no sentido de preparação e organização está sendo realizado no Sistema Único de Saúde (SUS):
- A população deve contribuir passando só informações verdadeiras, não passando fake news e fazendo as medidas de etiqueta respiratória.
Sobe para 27 o número de municípios em situação de emergência na região
Ainda segundo o secretário, haverá uma conversa com os médicos da Itália para que sejam conhecidas as principais características dos casos graves registrados no país. Ele afirma que isso ajudará o Brasil a evitar óbitos pelo vírus.
O Ministério da Saúde está realizando de segunda a sexta uma coletiva de imprensa para atualizar os dados de casos suspeitos e confirmados no Brasil.