vírus

Casos suspeitos de coronavírus sobem para 104 no RS

Laíz Lacerda

Durante entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Brasil. 

No Rio Grande do Sul existem 104 casos suspeitos e 25 descartados. Na Região Central existem três pacientes em isolamento domiciliar, que apresentaram sintomas de infecção respiratória após viagem para países de transmissão do vírus - um em São Gabriel e dois em Cruz Alta.

O RS é o segundo estado com mais casos suspeitos de coronavírus - atrás apenas de São Paulo que tem 182 casos sendo monitorados. 

Diagnóstico do novo coronavírus será realizado no RS

No Brasil há 636 casos suspeitos, 378 descartados e oito confirmados. Dos casos confirmados, seis são em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Existe outro caso no Distrito Federal que só entrará para a contagem do Ministério da Saúde após o exame de contraprova.

Ao contrário dos casos confirmados até a última quarta-feira - de vírus importado - dois pacientes com resultado positivo para Covid-19 contraíram o vírus dentro do país, após terem contato com o caso índice, ou seja, o primeiro caso a ser confirmado no Brasil. 

De acordo com o secretário em Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, é necessário a participação de todos neste momento e um trabalho no sentido de preparação e organização está sendo realizado no Sistema Único de Saúde (SUS):

-  A população deve contribuir passando só informações verdadeiras, não passando fake news e fazendo as medidas de etiqueta respiratória. 

Sobe para 27 o número de municípios em situação de emergência na região

Ainda segundo o secretário, haverá uma conversa com os médicos da Itália para que sejam conhecidas as principais características dos casos graves registrados no país. Ele afirma que isso ajudará o Brasil a evitar óbitos pelo vírus.

O Ministério da Saúde está realizando de segunda a sexta uma coletiva de imprensa para atualizar os dados de casos suspeitos e confirmados no Brasil.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra na UBS Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, segue inacabada Anterior

Obra na UBS Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, segue inacabada

Próximo

Diagnóstico do novo coronavírus será realizado no RS

Saúde